Retrospectiva 2021: 18 startups na Turma 6 de Aceleração, participação na COP26 e novo tripé regulatório GovTech foram os grandes destaques

Apesar de ter sido um ano desafiador, BrazilLAB e ecossistema govtech brasileiro tem muitas razões para comemorar
Em 19 de December de 2021

O ano de 2021 não foi fácil. Enfrentamos diversos e graves desafios ainda causados pela pandemia. Mas, diante de um cenário de grandes dificuldades, ainda assim tivemos muito o que celebrar. E tudo isso só foi possível graças aos nossos colaboradores, parceiros, mentores, empreendedores, líderes públicos e especialistas da nossa rede, que foram grandes entusiastas da pauta GovTech e estiveram ao nosso lado, mesmo com todas as adversidades.

O BrazilLAB manteve a agenda GovTech ativa. Começamos o ano com mudanças no nosso time e uma nova identidade visual marcando os nossos 5 anos. Realizamos 3 edições do BrazilLAB Talks, além de termos participado de diversos eventos relevantes, como o Connected Smart Cities, a Futurecom e a Semana de Inovação da ENAP. Iniciamos a Turma 6 do nosso Programa de Aceleração, para o qual selecionamos 18 PMEs e startups e tivemos a chance de participar da COP26, levando 5 scale-ups brasileiras com soluções para o combate aos efeitos das mudanças climáticas.

Além disso, fomos reconhecidos pelo Ranking 100 Open Startups como Top 20 Ecossistemas de Inovação Aberta e tivemos diversas inserções na mídia, incluindo as colunas da Presidente do nosso Conselho, Letícia Piccolotto, no Canaltech, JOTA, Olhar Digital e UOL, sobre temas como GovTech, empreendedorismo, liderança feminina e tecnologia.

Por fim, em 2021 foram aprovadas 3 importantes mudanças legislativas (Marco Legal de Startups, Lei de Governo Digital e Nova Lei de Licitações) que tiveram o envolvimento do BrazilLAB e estimularam ainda mais a digitalização de serviços públicos e o apoio à aproximação entre Poder Público e startups.

 

Confira abaixo um resumo das nossas principais conquistas em 2021:

 

3 edições do BrazilLAB Talks

Em maio, o BrazilLAB realizou a 3ª edição do BrazilLAB Talks, desta vez com o tema: "Os Laboratórios de Inovação e sua importância para a digitalização de serviços públicos". O evento marcou o anúncio da parceria entre o BrazilLAB e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no âmbito do Fórum Inova Cidades, e o lançamento do estudo realizado pelo BrazilLAB, em parceria com a Fundação Brava e o Center for Public Impact - CPI, denominado "Como os Laboratórios de Inovação podem impulsionar a digitalização do Governo". O levantamento identifica os desafios do governo do futuro e como a digitalização pode ajudar a superá-los. Ele aborda, ainda, as oportunidades e os cases de sucesso em governo digital no mundo, o panorama atual no Brasil e o papel dos laboratórios, passando pelos conceitos, pelas referências e pelos caminhos para a implementação de soluções inovadoras.

Já em agosto, foi realizado o BrazilLAB Talks #4: Lançamento da 6ª Turma de Aceleração de Startups do BrazilLAB, quando foi apresentada a nossa nova identidade visual e abertas as inscrições para a Turma 6 do Programa de Aceleração, com um painel informativo reunindo as 3 startups vencedoras da última turma do Programa.

Por último, em dezembro, os juntamos ao CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina, com o apoio da AWS, para promover o BrazilLAB Talks #5: Experiências Internacionais de Compras Públicas para Inovação nas Cidades. O evento, que aconteceu no dia 9 de dezembro, teve como objetivo trazer reflexões sobre o que são e como estimular as compras públicas de inovação, compartilhar aprendizados e experiências de sucesso da Diretora do IDOM, Sandra Sinde, da Betha Sistemas e das cidades de Bogotá (COL), Córdoba (ARG) e Recife-PE. 

 

Turma 6 do Programa de Aceleração

Em outubro anunciamos as selecionadas para a Turma 6 do nosso Programa de Aceleração, que teve 3 desafios em 2021: (1) Inovação Digital no Legislativo, (2) Cidades Inteligentes e Sustentabilidade e (3) Digitalização de Serviços Públicos e Inclusão Produtiva. Foram mapeadas 182 PMEs e startups. 83 delas se inscreveram, sendo 81,5% startups e 18,5% pequenas e médias empresas, vindas de todas as regiões do Brasil, totalizando 50 cidades representadas, de 16 estados e do Distrito Federal. Ao todo, foram selecionadas 18 startups, com a maior representação feminina da história do Programa e com 3 startups de outros países – Estados Unidos, Peru e Colômbia.

 

CivTech Alliance COP 26 Global Scale-Up Programme

O BrazilLAB coordenou no Brasil, em parceria com a InvestSP e o IdeiaGov, o CivTech Alliance COP 26 Global Scale-Up Programme, um programa global que reuniu 11 organizações, públicas e privadas, de 10 países para apoiar 18 scale-ups com soluções para 3 desafios relacionados às mudanças climáticas: resiliência ambiental, desperdício de alimentos e descarbonização dos transportes. A iniciativa contou com um intercâmbio virtual pelos países participantes e terminou numa rodada de apresentações durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), na Escócia, que aconteceu entre 31 de outubro e 12 de novembro. Com apoio do BrazilLAB, o Brasil alcançou o maior número de inscrições (26) e de selecionadas (5) para o programa e esteve presente na COP, em um painel que fez uma avaliação dessa experiênciaem Glasgow.

 

BrazilLAB é destaque na 1ª edição do GovTech Maturity Index

O Banco Mundial publicou a primeira edição do GovTech Maturity Index (GMI), um ranking de maturidade em GovTech que avaliou 198 países sobre o estado atual da transformação digital do Poder Público. O Brasil ficou classificado entre os países do Grupo A, que reúne as 43 nações com melhores indicadores, e foi destacado como um dos 22 países com melhores práticas, ocupando a 7ª posição do ranking. O BrazilLAB foi referenciado no documento como uma das 80 iniciativas GovTechs pelo mundo e entre as 14 iniciativas lideradas pela sociedade civil nessa pauta.

 

Ranking 100 Open Startups 2021

O BrazilLAB foi reconhecido entre os 20 melhores ecossistemas de inovação aberta do país pelo ranking 100 Open Startups 2021. A publicação destaca, anualmente, os atores do ecossistema mais reconhecidos pelas startups. Para o CEO e Cofundador do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, esta foi uma tripla vitória, já que é fruto de reconhecimento das próprias empresas que participaram dos nossos programas, pelo fato de sermos uma ONG entre tantos ecossistemas ligados a grandes empresas e porque trouxemos para o Brasil o conceito de inovação aberta em governo sem estar dentro do serviço público, mas a partir da sociedade civil. 

 

Nova identidade visual

O BrazilLAB apostou em uma cara nova para lidar com os desafios dos próximos anos e comemorar os 5 anos da organização. Por isso, reformulou o seu logo e site com uma nova identidade visual, que tem como objetivo comunicar melhor a missão e a visão da organização. Mudamos, ainda, as marcas dos nossos principais produtos: a Aceleração, o BrazilLAB Talks e o Selo GovTech, sempre com o propósito de continuar gerando conexões e sinapses humanas e tecnológicas que melhorem a vida das pessoas.

 

Novo Tripé Regulatório GovTech

Foi aprovado o que temos chamado de Novo Tripé Regulatório GovTech, composto pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (Lei Complementar nº 182/2021), a Lei de Governo Digital (Lei Federal nº 14.129/2021) e a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 14.133/2021). E a estratégia de Advocacy do BrazilLAB foi, sem dúvida, um dos fatores que contribuíram para essa verdadeira revolução na legislação de compras públicas de inovação do país. Vale lembrar que a organização coordenou o Grupo de Trabalho de Compras Públicas do Comitê Interministerial que criou o texto do Marco Legal das Startups apresentado pelo Executivo e participou de discussões e audiências com o Congresso, durante a tramitação do projeto no Senado e na Câmara. O BrazilLAB ainda produziu conteúdos, estudos e eventos no tema, que engajaram não só o ecossistema, como toda a sociedade civil.

Relacionados