Compartilhe:

Transformação Digital em Destaque: Lições do Programa de Aceleração de Municípios

Conheça o ponto a ponto de cada uma das etapas do Programa de Aceleração Digital de Municípios.
Equipe BrazilLAB Em 10 de November de 2023

O Programa de Aceleração Digital de Municípios (PADM) foi uma iniciativa pioneira, realizada pelo BrazilLAB, com apoio do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. O objetivo foi apoiar cinco municípios brasileiros, um de cada região do país, na definição de desafios, no desenvolvimento e/ou aquisição de soluções inovadoras e na conexão com o ecossistema GovTech. A estrutura do programa, composta por cinco etapas bem definidas, proporcionou aproximadamente 80 horas de capacitação para mais de 120 servidores públicos dos municípios participantes, que representam uma população de mais de 6 milhões de habitantes.

 

Destacando o Sucesso do Programa: Resultados e Aprendizados

O PADM trouxe resultados significativos, evidenciados por iniciativas concretas adotadas pelos municípios participantes. Por exemplo, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou a política de inovação aberta, o BH Lab, que se baseará nos princípios do programa. Da mesma forma, a Prefeitura de Maceió realizou seu primeiro ciclo de inovação aberta, com quatro desafios, e a Prefeitura de Porto Alegre abriu a primeira chamada do POA Prospecta, direcionada à busca de soluções inovadoras para serviços de limpeza urbana. Além disso, as prefeituras de Campo Grande e Araguaína estão em processo de desenvolvimento de suas Estratégias Municipais de Transformação Digital, alinhadas à legislação federal sobre Governo Digital.

 

Etapas Essenciais do PADM e seu Impacto

O programa se desdobrou em quatro etapas principais:

 

1- Mentorias coletivas

Para implementar qualquer solução de tecnologia e inovação, é preciso, antes de tudo, criar uma base sólida de conhecimento. Pensando nisso, o BrazilLAB formulou a primeira etapa formal do Programa de Aceleração Digital de Municípios no intuito de capacitar todos os presentes nos três pilares básicos para a transformação digital. Cada um dos pilares corresponde a uma das mentorias, realizadas de forma online e com a presença de especialistas e autoridades no assunto: "O que é GovTech?", ministrada por Marcelo Facchina; "Compras Públicas de Inovação", ministrada por Guilherme Dominguez e Rafael Fassio; e "Avaliação de Impacto", ministrada por Juliana Camargo, Oto Lima, Rafael Figueiredo e Fábio Moraes. Em cada uma delas foi possível levar não só o conhecimento teórico para os participantes, como também exemplos práticos vindos dos especialistas.

 

2- Oficinas Presenciais

As etapas presenciais do programa foram fundamentais. A equipe do BrazilLAB cruzou o país inteiro, percorrendo mais de 7 mil quilômetros para realizar as visitas técnicas às cidades participantes. Essas sessões foram feitas no formato de oficinas de design thinking, envolvendo mapeamento de problemas, definição de desafios, imersão e identificação de soluções. A metodologia empregada foi baseada em referências nacionais e internacionais, incluindo a Jornada de Compras Públicas de Inovação do Tribunal de Contas da União e o livro "Solving Public Problems" de Beth Simone Noveck. Essa fase permitiu uma profunda interação entre as equipes municipais e os facilitadores do programa.

 

3- Mentorias Individuais

Paralelamente, foram realizadas mentorias individuais. Por meio de encontros virtuais, Especialistas da Rede de Mentores do BrazilLAB compartilharam conhecimentos específicos com as equipes municipais. As mentorias cobriram questões relacionadas à transformação digital e inovação GovTech, fornecendo orientação personalizada e apoio na implementação das estratégias definidas a partir das oficinas presenciais.

 

4- Oficinas Virtuais

Ainda foram realizadas oficinas virtuais de mapeamento de mercado para apoiar os municípios na identificação de soluções inovadoras, sobretudo oferecidas por startups GovTech.  Com base nos desafios priorizados nas oficinas presenciais,  as equipes puderam explorar o potencial das inovações tecnológicas disponíveis no mercado.

 

 

Encerrando com Sucesso: Demo Day

O ponto alto do programa foi o Demo Day, um evento de encerramento que destacou as iniciativas e compromissos dos municípios participantes, transmitido online e com participação presencial de líderes públicos.

Durante o evento, os representantes dos cinco municípios apresentaram sua evolução dentro do Programa de Aceleração Digital de Municípios. Foram eles: Fabiano Souza, Secretário de Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Araguaína; Daniel Nogueira, Diretor de Negócios da PBH Ativos de Belo Horizonte; Angelo Prochmann, Superintendente de Captação de Recursos e Convênios da Prefeitura de Campo Grande, Antonio Carvalho, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió; e Luiz Carlos Pinto, Secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. Dos objetivos ao entrar no programa às expectativas pós- aceleração, os cinco municípios mostraram seus pontos de destaque em cada parte dessa jornada. Além disso, já foi possível também conhecer um pouco dos planos concretos em ações de transformação digital e inovação aberta, contando com inúmeras iniciativas promissoras!

Guilherme Dominguez, CEO do BrazilLAB, destacou a importância do evento: “Esta transmissão é uma ótima oportunidade para você conhecer o estado da arte do que está sendo feito em inovação govtech no Brasil em nível municipal (…) e da mesma forma, você que é empreendedor ou empreendedora, saber onde são campos possíveis de atuação que você vai ter no futuro próximo colaborando com essas cidades”.

 

 

Palavras dos participantes

Para demonstrar todo o impacto do Programa de Aceleração de Municípios Digitais, nada melhor do que destacar alguns depoimentos dos próprios participantes, recolhidos durante todo o Programa:

 

"Dos nossos objetivos ao participar do Programa o primeiro era ver se tinham tecnologias, ou melhor dizendo, metodologias que nos auxiliassem a mapear os principais problemas e desafios que o município tinha. E a gente aprendeu nas oficinas (...) que a gente participou. Eu mesmo participei das oficinas, participei das mentorias. Efetivamente, a gente acaba vendo (...) como é que a gente prioriza isso, quais são os principais problemas (...) e que essa é uma dificuldade: “tem um monte de soluções na mesa e ao mesmo tempo qual que a gente pode utilizar? Qual vai atingir melhor os objetivos do município?” então é isso [o PADM] nos ajudou muito." - Fabiano Souza, Secretário de Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Araguaína

 

"Foi muito proveitoso para a gente e com certeza estamos saindo do programa com muita informação e muito aprendizado para dar sequências aos nossos projetos de inovação govtech aqui em Belo Horizonte". - Daniel Nogueira, Diretor de Negócios da PBH Ativos de Belo Horizonte

 

"As mentorias do projeto reforçaram a importância da conexão e troca de experiências. O trabalho de mentoria feito pelo Rafael Fassio [foi] extremamente importante para acelerarmos os processos de compras do município, que é um dos grandes gargalos que a gente tem." - Angelo Prochmann, Superintendente de Captação de Recursos e Convênios da Prefeitura de Campo Grande

 

"O que a gente ganhou com o PADM? A metodologia (...), eu acho que esse é um dos grandes diferenciais para uma transformação digital efetiva e a gente saber para que quer transformar."  - Antonio Carvalho, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

 

"Quais são os benefícios de estar no Programa? Desenvolvimento de cultura, vocês nos ajudaram muito a consolidar essa lógica de que a transformação digital está acontecendo em todos os lugares, ela é super importante. (...) O Programa acabou gerando também inspiração e engajamento aos nossos técnicos. As trocas de ideias em mentorias e sessões, e o estímulo para acelerar iniciativas também foi muito importante." - Luiz Carlos Pinto, Secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre

 

E, para finalizar, nas palavras de Marcelo Facchina, Executivo Principal de Cidades inteligentes e Governo Digital do CAF: “Que possamos trabalhar ainda mais em estrita colaboração com os municípios, com o governo brasileiro e com todos os níveis de governo, na realidade do país, não apenas para apoiar técnica e financeiramente esses processos, mas também entendendo que iniciativas como essa são oportunidades de aprendizado também com os municípios.”

Relacionados